Afirmar Esposende como um destino gastronómico de peixe e marisco é o objectivo da Câmara de Esposende, uma estratégia que passa pela promoção da gastronomia local, “com particular enfoque, numa primeira fase, no robalo”.
À questão ‘Onde está o Robalo?’, que suscitou a curiosidade nos últimos dias, Esposende responde agora que ‘O Robalo está aqui’, iniciativa que conta com a adesão de 31 restaurantes do concelho, que apresentam diferentes sugestões de confecção do prato.
A campanha apresentada esta terça-feira aos jornalistas decorre até ao final do mês de Setembro, com um conjunto de acções e de suportes de promoção, englobando também a realização de workshops, com o chefe Marco Gomes e com a nutricionista Elsa Madureira, bem como um evento para influenciadores digitais para apresentação das especialidades da região.
Na apresentação da campanha ‘Onde está o Robalo?’, o presidente da Câmara, Benjamim Pereira explicou que “a estratégia do município assenta no desenvolvimento económico e na promoção do bem-estar da população, derivando para várias linhas de acção, onde se integra a promoção do território e dos seus produtos endógenos”.
Ao abrigo da candidatura desenvolvida no seio das comunidades inter-municipais do Cávado, Ave e Alto Minho ‘Minho Região Europeia da Gastronomia’, Esposende “abraça este desígnio com uma forte aposta na gastronomia como forma de captar ainda mais turistas e visitantes ao território”.
“Numa altura em que o sector da restauração se debate com dificuldades decorrentes da pandemia de covid-19, esta campanha afigura-se como mais um incentivo para reforçar o desenvolvimento económico do concelho”, afirmou o autarca, lembrando que são vários e diversos os mecanismos de apoio ao tecido económico local, a que se junta a recém-criada Start Esposende, “um espaço de estímulo à iniciativa empreendedora, captação de investimento e apoio ao desenvolvimento das actividades empresariais”.
Enquanto factor de atractividade e de promoção do território, a gastronomia tem merecido uma atenção especial do município, referiu Benjamim Pereira, apontando o evento ‘Março com Sabores do Mar’ como exemplo e uma “aposta ganha”.
“A gastronomia de Esposende vale como um todo” afirmou o autarca, recusando a ideia de um “prato identitário”, o que, no seu entender, “limita a oferta diferenciadora dos produtos do mar disponíveis”.
Benjamim Pereira não tem dúvidas de que o concelho esposendense “há muito é reconhecido como um destino de peixe e marisco, pelo que importa reforçar e afirmar essa característica”.
Assinalou ainda que esta acção se insere na “estratégia de valorização e promoção dos produtos endógenos de Esposende, contribuindo também para fomentar as relações comerciais entre os sectores da pesca e da restauração”.
O vereador do Turismo e Desenvolvimento Económico, Sérgio Mano, reiterou que o objectivo “passa por construir toda uma identidade gastronómica associada aos peixes e mariscos, criando, desta forma, novas ferramentas para que os empresários locais possam catapultar os seus restaurantes, promovendo este território e toda a sua oferta turística”.
Clarificou que anualmente será promovido um peixe ou marisco diferentes, “assegurando constante dinamização e envolvimento de todos no projecto”, sendo que o ponto de partida é o robalo.
PROJECTOS
Sérgio Mano deu ainda nota de, no âmbito desta estratégia global, estão na forja mais dois projectos; o Km 0, que visa o escoamento dos produtos locais, entre os quais o peixe e os hortícolas, directamente para os restaurantes, criando uma rede entre produtores e estabelecimentos; e o Certificado de Origem, que confere a certificação dos produtos endógenos de Esposende, como a doçaria ou os hortícolas.
Em representação da CIM Cávado, Luís Macedo considerou “feliz” a escolha do robalo para arranque desta campanha de afirmação da gastronomia local, considerando-o um “programa sedutor que vai identificar Esposende como uma região de excelência”.
O primeiro secretário executivo da CIM Cávado, Luís Macedo, saudou o Esposende pela adesão a esta iniciativa de valorização da gastronomia do Minho e assinalou a “capacidade empreendedora do município”.
Informações disponíveis em: www.gastronomia.visitesposende.com.