A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) recebeu a primeira reunião transnacional do projecto Erasmus+ ‘Refugees and Migrants seeking for their future in the united Europe (past-present-future)’.
Participaram nesta reunião representantes da Bulgária, Chipre, Eslováquia, Grécia, Itália e Portugal, que foram depois recebidos nos Paços do Concelho de Vila Verde, pela vereadora da Educação, Júlia Fernandes.
Segundo os responsáveis do projecto, a parceria envolve vários países: Bulgária, Chipre, Eslováquia, Grécia, Itália, Roménia, Portugal e Turquia.
Visa debater a problemática dos processos de obtenção de asilo ou autorização de permanência, discutir a integração na sociedade em geral e nas escolas em particular, partilhando as experiências e boas práticas dos diversos parceiros.
Nesta reunião, os trabalhos incidiram sobre a comparação de procedimentos – face à obtenção de estatuto de refugiado, de asilo ou de autorização de residência nos países participantes, à legislação respectiva e ao balanço das actividades realizadas e a realizar nos diversos países participantes no âmbito do projecto.
A próxima reunião decorre na Bulgária, no próximo ano.