Depois do estabelecimento do Protocolo de Amizade entre as freguesias de São Victor, de Braga e a freguesia de São João da Madeira, os municípios das duas cidades juntam-se novamente, aproximando-se as duas comunidades através da competição Troféu Amizade Boccia Sénior, disputado entre instituições dos dois concelhos.
Braga é representada por um grupo de participantes seleccionado entre os atletas do Programa Boccia Sénior Braga (promovido pela Câmara e pela Secção de Boccia do Sporting Clube de Braga) e São João da Madeira, por equipas que integram a Associação Cultural e Recreativa ‘É Bom Viver’.
Depois de já se terem confrontado numa primeira mão na cidade sanjoanense, está agendada a realização da 2.ª volta desta I Edição do troféu Amizade Boccia Sénior em Braga, no próximo dia 29, entre as 09 horas e as 17h30, nas instalações do Pavilhão Gimnodesportivo de Lamaçães, sendo desta vez a organização e dinamização deste evento da responsabilidade do Programa Boccia Sénior Braga.
O Troféu da Amizade de Boccia Sénior é disputado por edições anuais, sendo cada edição disputada em duas fases, realizadas em cada uma das cidades (Braga / São João da Madeira).
Não existe número máximo de edições, sendo o número mínimo é de três edições.
Na última edição será entregue o Troféu Amizade Boccia Sénior à equipa que alcançar mais vitórias no total das edições realizadas. À equipa vencida será dada a réplica mais pequena do Troféu. Os troféus estão expostos no Edifício do Turismo em Braga.
Recorde-se que laços históricos unem ambos municípios. No início do século XX, muitos operários e técnicos da indústria de chapelaria bracarenses, em tempo de crise dessa industria em Braga, rumaram para São João da Madeira, tendo lá se constituído, ao longo dos tempos, muitas famílias com origem na capital do Minho.