O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou este sábado, na inauguração do Projecto EcocircularRoute, uma iniciativa da CERCI (Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos Mais Incluídos) de Braga, co-financiada pelo Programa EDP Energia Solidária 2024, e que decorreu na Praça-Mercado Municipal.
Este projecto, em parceria com a delegação de Braga da Cruz Vermelha, visa combater a exclusão social, económica e profissional de pessoas com deficiência e incapacidade, promovendo a sua integração através de actividades alinhadas com a sustentabilidade e a transição energética.
O EcocircularRoute desenvolve-se em três pilares principais: Economia Circular, através da criação de uma loja PopUp de roupa em segunda mão, que, além de sensibilizar para um consumo consciente, gera rendimento para os beneficiários; Eficiência Energética, com a implementação de medidas que melhoram as condições das residências de autonomização e inclusão, como a substituição de caixilharias para promover maior eficiência energética, e Mobilidade, por via da aquisição de um veículo eléctrico para assegurar o transporte dos utentes da CERCI Braga.
Durante a inauguração, Ricardo Rio destacou a relevância deste projecto como “um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que promove oportunidades e valoriza a diversidade”.
O autarca sublinhou ainda o papel imprescindível da CERCI Braga na resposta às necessidades sociais do concelho, reforçando o impacto positivo da instituição na comunidade.
O Programa EDP Energia Solidária, que apoia projectos sociais orientados para uma transição energética justa, desempenhou um papel determinante na viabilização desta iniciativa. Através do apoio a acções com impacto directo em pessoas ou grupos vulneráveis, trabalhadores da economia social, estudantes e comunidades mais isoladas, este programa contribui para a promoção da sustentabilidade e inclusão.