O município de Famalicão desafia os encarregados de educação e os professores a avaliarem as refeições nas escolas do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho.
A medida faz parte do novo programa educativo promovido pela autarquia, intitulado NutriEduca (Educação Alimentar e Nutricional em contexto escolar), que reconhece a escola como o espaço próprio para a promoção de uma alimentação saudável, envolvendo os encarregados de educação e a comunidade educativa na adopção de hábitos alimentares equilibrados.
O projecto que está a ser desenvolvido desde o inicio do ano lectivo nas escolas do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do concelho inscritas no programa (33), envolve um total 91 turmas e cerca de 1900 alunos.
“Esta é uma forma de os pais e os professores nos apoiarem na monitorização da qualidade das refeições servidas nas cantinas das escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo de Vila Nova de Famalicão” explica o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, acrescentando que para além da “qualidade da ementa é possível também avaliar a qualidade e o conforto do espaço”.
“Entendemos que a escola é o local ideal para educar as novas gerações para uma alimentação mais saudável e amiga do ambiente, por isso, procuramos o apoio da comunidade educativa através dos professores, e também dos encarregados de educação para a capacitação e monitorização das refeições escolares. Queremos ganhar a confiança da comunidade na qualidade das refeições”, adianta Paulo Cunha.
“Acredito que todos juntos, conseguimos incentivar as crianças a fazer as escolhas mais saudáveis e conseguimos aperfeiçoar a prestação dos serviços de refeições escolares”, explica o autarca que, desde 2014, tem por hábito almoçar nas cantinas escolares do concelho, juntando-se aos alunos e partilhando com eles a refeição.
Ao longo do ano, serão muitas as actividades desenvolvidas no âmbito deste programa educativo, nomeadamente acções de formação, workshops e actividades comemorativas, relacionadas com a temática da alimentação saudável.
Para além dos almoços nas cantinas, o programa procura ainda sensibilizar a comunidade educativa para a preparação de lanches saudáveis.
Entretanto, os encarregados de educação estão convidados a almoçar na escola dos filhos, no dia de aniversário da criança, de forma gratuita. Para isso, basta que avisem a escola antecipadamente.