A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga passa a dispor a tempo da próximo época balnear de uma equipa de mergulhadores, colmatando um carência que há muito se fazia sentir. A novidade foi esta terça-feira na anunciada pela autarquia durante as comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil. Também os ‘Sapadores’ vão ter corpo reforçado.
O ‘vice’ Firmino Marques adiantou que objectivo é ter uma equipa quatro a cinco mergulhadores por turno já operacional em Maio. A embarcação, que durante “muitos anos” estava em situação ilegal, foi já legalizada na capitania de Esposende, estando a decorrer a formação dos mergulhadores.
Na cerimónia realizada na praça da República, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, referiu que 2016 é um “ano muito importante” para a protecção civil em Braga. Além da criação da equipa de mergulhadores, o autarca adiantou que haverá um reforço na estrutura dos Bombeiros Sapadores, com a abertura de um concurso para adjunto do comando e com a contratação de mais 15 novos bombeiros.
Sobre o novo quartel da corporação, situado junto ao Estádio Municipal, Rio revelou que a obra está na fase final e que o processo de mudança está previsto para o mês de Junho.
Também com os Bombeiros Voluntários de Braga será estabelecido um novo quadro de colaboração há muito ambicionado. “Os Bombeiros Voluntários desempenham um papel importante na comunidade e, por isso, vamos celebrar uma parceria inovadora no sentido de dar um apoio mais estável do ponto de vista financeiro, situação que não se verificava há cerca de 25 anos”, explicou Ricardo Rio, lembrando que o actual executivo já oferece uma ambulância à corporação
O autarca referiu-se ainda à “colaboração estreita e profícua” que o município tem mantido com todos os agentes de protecção civil e que tem sido “determinante para que os bracarenses se sintam seguros numa cidade que tem na protecção civil um dos seus factores de orgulho e de afirmação”.
A mostra de meios contou com a participação da Protecção Civil Municipal, dos Bombeiros Sapadores e Voluntários, da Polícia Municipal, PSP, GNR, GIPS/GNR, Regimento de Cavalaria N.º 6, INEM, AGERE, Cruz Vermelha e Associação de Rádio Amadores do Minho que, durante toda a manhã, prestaram informações sobre os meios expostos e as suas finalidades.
FG (CP1200)