O campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, recebe no dia 27, o Race Party, considerado o maior festival académico europeu de provas de minicarros personalizados
Para esta 11.ª edição, a organização espera duas centenas de alunos de engenharia que participam em rapidez, distância e os desafios surpresa e de campeões.
O evento realiza-se entre as 12h00 a as 16h30, na nave principal do campus de Azurém, com entrada livre, e tem organização do Departamento de Engenharia Mecânica e do Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS) da Escola de Engenharia da UMinho.
PROGRAMA
Os minicarros foram construídos no decurso do presente semestre letivo e seguem os princípios da engenharia, procurando bons desempenhos (sem combustível nem bateria), soluções criativas, design inovador e preocupação ambiental.
Nesta Race Party há uma prova de rapidez, às 12h30, em que cada minicarro, acionado apenas por uma mola, percorre cinco metros o mais rápido possível.
A prova de distância é às 15h00 e ganha o veículo que chegar mais longe num só lançamento.
Segue-se a prova surpresa. São 15 minutos para cada grupo ajustar a eficiência e performance do seu bólide para um determinado objetivo.
Já o desafio dos campeões permite, às 16h00, uma última tentativa para os concorrentes que queiram superar o desempenho dos minicarros vencedores.
Esta iniciativa, criada em 2015, é comparável a eventos similares dos EUA e permite a estudantes portugueses de engenharia desenvolverem protótipos físicos e virtuais com várias soluções, adequando a complexidade ao seu grau de conhecimento científico-tecnológico e à sua ligação a uma futura profissão.






