A Federação de Braga do PS agendou para este sábado a realização da eleição do presidente da Federação e a eleição dos delegados ao Congresso Distrital, com a ida às urnas a ocorrer nas sedes das concelhias. O deputado Joaquim Barreto lidera a lista única para presidência da ‘distrital’ socialista.
O recandidato, que propõe a sua moção sob o lema ‘Fortalecer o Partido, Afirmar o Distrito’ considera este “um momento importante de manifestação de coesão e força do PS no Distrito de Braga, pelo que é determinante que esta união demonstrada se manifeste também numa adesão ao voto massiva dos militantes socialistas”.
Este sufrágio antecede a realização do XVIII Congresso Distrital, em Cabeceiras de Basto, a 25 de Março.
O Congresso da Federação é o órgão de apreciação política do partido no distrito, competindo-lhe, por um lado, debater programas ou moções de orientação política e questões políticas de âmbito distrital ou regional, gerais ou sectoriais e, por outro, eleger a Comissão Política da Federação, a Comissão Federativa de Jurisdição, a Comissão de Fiscalização Económica e Financeira e os militantes honorários.
Este encontro dos socialistas do distrito de Braga, que terá a participação de 400 delegados, “deverá abordar diversos temas da actualidade política, mas este ano com especial enfoque nas políticas de desenvolvimento dos territórios do interior”, de acordo com Joaquim Barreto.