Depois da Unidade de Saúde de Apúlia, reabriu agora a Unidade de Saúde de Forjães, em Esposende, cumprindo já as disposições impostas pela Direcção Geral de Saúde.
A decisão de reabertura assumida pela Câmara de Esposende decorreu em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos/Esposende (ACES).
“A disponibilização dos serviços de saúde à população sempre esteve na primeira linha das prioridades do município de Esposende, razão que fez com que assumisse os encargos necessários com vista à reabertura, suportando, inclusive, encargos financeiros que não são da sua responsabilidade”, afirma Benjamim Pereira, presidente da autarquia.
O autarca lembra que facto de ter reaberto a Unidade de Saúde de Forjães “não significa que tudo voltou ao normal”.
“Continuamos sob efeito da pandemia provocada pelo covid-19, numa situação de contingência que obriga ao cumprimento das regras definidas pela Direcção Geral de Saúde”, alerta
Em termos materiais, foi criada uma saída, com rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida que permite a criação de um circuito de segurança para os utentes.
Em Forjães, o atendimento decorre à segunda e terça-feira, no período da tarde e de quarta a sexta, no período da manhã.
Os utentes devem privilegiar os contactos pelas vias digitais, nomeadamente para solicitar receitas, recorrendo à Unidade de Saúde quando for mesmo essencial, de modo a não sobrecarregar o serviço, deixando-o disponível para quem mais necessita. Os utentes da Unidade de Saúde de Forjães podem contactar os serviços através do e-mail ucsp.forjaes@arsnorte.min-saude.pt ou pelo telefone 253879240.