Arranca em Setembro no Hospital de Braga o programa de voluntariado da U.DREAM dedicado às crianças internadas na Pediatria. Os voluntários, todos estudantes universitários, irão desenvolver actividades lúdicas, assim como, identificar os desejos e sonhos de alguns dos jovens utentes.
“Atenuar o período de internamento no Hospital de Braga, acompanhar crianças com um estado de saúde frágil e ter impacto na vida das pessoas”, são os principais objectivos desta parceria de acordo com Diogo Cruz CEO da U.DREAM. Fundada em 2013, a associação já conseguiu concretizou 40 sonhos a 40 crianças: “o acompanhamento às crianças e jovens utentes é feito no contexto hospitalar e após a alta durante cerca de 3 meses. Nesse período os nossos membros tentam concretizar os sonhos não materiais dos pequenos utentes”.
De acordo com Diogo Cruz este trabalho voluntário e social realizado pelos jovens voluntários é contributo da U.DREAM na formação “dos próximos líderes sociais do país”.
Na óptica do presidente da comissão executiva do Hospital, João Ferreira, esta parceria é uma “mais-valia” para a unidade de saúde uma vez que “é também obrigação da instituição continuar a cuidar do utente após a alta hospitalar e para isso também precisamos destes apoios que nos está a ser oferecidos e que prolongam o bem-estar das famílias após a alta”.
João Ferreira destacou, ainda, o “dinamismo e vigor da comunidade universitária que desenvolve projectos que pretendem cultivar a responsabilidade social nos jovens”.
A U.DREAM é uma associação da qual fazem parte mais de 150 estudantes universitários de Braga, Porto e Aveiro e que se define como “um projecto social autos-sustentável promovido por estudantes que acreditam que podem mudar o mundo através da atenção que dedicam ao outro, acreditando que a mudança começa neles e na forma de estar em sociedade”.