Guimarães regressa mais uma vez à Idade Média com a edição da Feira Afonsina, a 25ª, que decorre entre 11 e 14 de junho, sob o tema ‘A Afirmação do Infante’, num investimento de cerca de 300 mil euros.
A programação foi apresentada esta segunda-feira, assim como as Jornadas Históricas, marcadas para o dia 20 de junho, sob o tema ‘Afonso Henriques: corpo, imagem e poder’.
Na apresentação da iniciativa, a vereadora da Cultura, Isabel Ferreira, destacou o crescimento da Feira Afonsina nesta edição, com 229 expositores, sublinhando que foi “alargada a área do evento e aumentado o número de mercadores”.
Acompanhada pelos professores António Amaro das Neves e Antero Ferreira e, ainda, Flávio Vieira, representante do Paço dos Duques, a autarca salientou ainda que “todas as associações vimaranenses, fossem culturais, recreativas ou desportivas, que apresentaram candidatura e cumpriram os requisitos definidos foram aceites”.
A recriação histórica volta a assumir um papel central na programação, com o espetáculo ‘A Afirmação do Infante’, apresentado na Colina do Castelo, nos próximos dias 11, 12 e 13, às 22h00.
O espetáculo de encerramento, ‘Folguedo Final’, percorrerá as ruas desde a estátua de D. Afonso Henriques até ao Largo da Oliveira.
O recinto da Feira está organizado em diferentes áreas temáticas, entre as quais o Arraial, o Jardim dos Infantes, o Largo Oculto, o Poiso das Barricas, o Quelho das Desgraças e a Praça dos Ofícios.
A Zona de Mercado distribuiu-se entre a Zona de Iguarias e a Zona dos Mercadores.
Ao longo dos quatro dias, o público pode participar em diversos eventos, como o Cortejo dos Petizes, a Hora do Conto, a atividade “Na Pele de um Guerreiro”, a Mesa Militar Pedagógica, visitas ao Quelho das Desgraças e ao Acampamento Medieval e a atividade Moagem e Confeção de Pão.
Além disso, existe animação musical e teatral de rua. Todas as atividades são de acesso gratuito, sujeitas à lotação dos espaços.
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
A acessibilidade e a inclusão foram reforçadas nesta edição. Isabel Ferreira destacou “o cuidado relativamente às questões da acessibilidade e da inclusão”, referindo medidas como o reforço dos lugares de estacionamento reservados para pessoas com mobilidade reduzida, a melhoria das acessibilidades aos espaços, a disponibilização de casas de banho adaptadas e de sinalética com pictogramas, bem como a criação de horários com menor estimulação sensorial.
A recriação histórica conta ainda com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e é disponibilizado um serviço de transporte acessível para pessoas com mobilidade reduzida e respetivo acompanhante.
JORNADAS HISTÓRICAS
Já a sétima edição das Jornadas Históricas, agendadas para 20 de junho, propõem, segundo a vereadora da Cultura, “uma abordagem multidisciplinar que procura compreender não apenas o percurso histórico do primeiro rei de Portugal, mas também as múltiplas formas como a sua imagem foi sendo construída, repensada e reinterpretada ao longo do tempo”.
O programa decorre entre as 10h00 e as 16h00 e reúne diferentes especialistas para refletir sobre o legado histórico, político e simbólico de D. Afonso Henriques.


