A Câmara de Esposende promove, no próximo dia 9, um conjunto de iniciativas no âmbito do Mês Europeu da Diversidade, que incluem a inauguração de uma instalação artística participativa e a realização de uma tertúlia dedicada à inclusão e à migração.
O programa inicia-se às 16h00, na Rua 1.º de Dezembro, com a inauguração de uma intervenção artística desenvolvida no âmbito do Programa Municipal de Arte e Comunidade.
A instalação, orientada pela artista plástica Ana da Silva, é composta por cinco estruturas giratórias em forma de cubo que representam, através de diferentes expressões culturais, a diversidade identitária presente no concelho. A obra cruza tradições locais — como a dos pescadores, dos sargaceiros, dos ranchos folclóricos e das cesteiras — com elementos culturais de várias comunidades residentes, promovendo o diálogo intercultural no espaço público.
Pelas 16h30, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura acolhe uma tertúlia que pretende dar voz a pessoas imigrantes a residir no concelho, incentivando a partilha de experiências e a reflexão sobre os desafios e as oportunidades da diversidade cultural.
A sessão conta com a participação de Sílvia Brunner (projeto AgirE CLDS 5G – Esposende Solidário), Lídia Silva (mediadora linguística e cultural do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira), Lurdes Miquelino (projeto AMAReMAR) e Hussam Massouh (Associação Pista Mágica), sendo a moderação assegurada por Andreia Teixeira, assistente social do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.






