Os líderes da euro-região apresentam esta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara de Braga, o plano estratégico para recuperação pós-covid-19 que será remetido aos governos de Portugal e Espanha.
A apresentação conta com as presenças do presidente do Eixo Atlântico e do município bracarense, Ricardo Rio, e do secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao.
O plano estratégico resulta da Conferência de Líderes, que decorreu Setembro em Pontevedra, na Galiza, e juntou um grupo de especialistas e autarcas de 31 municípios da associação transfronteiriça do Eixo Atlântico para debaterem a recuperação económica e social em toda a Euro-região no pós-pandemia Covid-19.
Tendo em conta os interesses da euro-região do Norte de Portugal e da Galiza, o documento apresenta políticas a desenvolver, no quadro do processo de reconstrução, para superar a crise causada pela pandemia, bem como para fortalecer a resiliência das cidades e prevenir os efeitos de futuras crises que possam ocorrer.
O Eixo Atlântico apresentará o documento aos governos de Portugal e Espanha, bem como à Xunta de Galicia, para serem incluídos nas políticas de recuperação, tanto a nível de gestão política como a nível de financiamento.
Ao mesmo tempo, servirá de guia para matérias da competência dos municípios para serem delineadas soluções conjuntas e complementares, evitando a dispersão, a duplicação e promovendo a cooperação.