Marcelo Gonçalves Marques foi o grande vencedor da XV edição do Concurso Municipal de Fotografia, que teve como tema ‘As Lojas com História’. Desenvolvido pela Câmara de Braga, esta edição visou a identificação de estabelecimentos localizados no concelho, com características de antiguidade, tradição, autenticidade e que contribuem para destacar a identidade da cidade e da qualidade da paisagem social e económica de Braga.
Após analisar os trabalhos a concurso, o júri decidiu, também, atribuir menções honrosas a Anabela Esteves e Eva Antunes, reconhecendo que os seus trabalhos “corporizavam significativo mérito e qualidade, manifestando coerência e unidade no conjunto do trabalho apresentado”.
O júri entendeu ainda, atribuir o Prémio Especial do Júri a Abel Antunes, considerando que a foto distinguida revela “singularidade e sentido estético estimulando a observação”.
Nesta edição foram distribuídos mil euros em prémios e distinções e inclui a habitual exposição pública, a inaugurar em 14 de Fevereiro na Fonte do Ídolo, na qual estão patentes os trabalhos premiados pelo júri, bem como fotografias dos vários concorrentes.
PRÉMIO DE RECONHECIMENTO
O júri entendeu por unanimidade renovar o “voto de reconhecimento e louvor à participação no concurso de utentes do Centro D. João Novais e Sousa, instituição que acolhe e apoia pessoas com deficiência mental e cuja participação vem conferindo a esta iniciativa uma verdadeira dimensão social, genuinamente inclusiva”.
O concurso teve por base a utilização de máquinas analógicas descartáveis, mantendo assim viva uma tecnologia fotográfica hoje muito pouco utilizada, possibilitando aos mais jovens um primeiro contacto com a mesma.
AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE E AUTENTICIDADE
O tema proposto visou despertar o interesse e a sensibilidade dos concorrentes relativamente às Lojas com História, na perspectiva de realçar a importância histórica, cultural e social da actividade desenvolvida por estes estabelecimentos ao longo de muitas décadas, e a respectiva afirmação enquanto valores e símbolos de fulcral importância para a identidade, singularidade e autenticidade de Braga.
Por outro lado, esta edição visou contribuir para a promoção das actividades económicas desenvolvidas por aquelas lojas e, simultaneamente, sensibilizar e dar a conhecer os valores patrimoniais inerentes à arquitectura e desenho de interiores daqueles espaços, bem como toda a riqueza e características únicas dos produtos e saberes que proporcionam aos clientes e visitantes experiências únicas, que se constituem como uma imagem de marca de Braga.