Sob o lema ‘Escutar a cidade para a transformar’, Braga comemorou o Dia Internacional da Cidade Educadora que se assinala este sábado.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e a vereadora da Educação, Lídia Dias receberam a turma do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica de S. Vítor. Na ocasião ouviu-se o Hino das Cidades Educadoras, numa actuação a cargo do Conservatório Bomfim.
Os jovens foram desafiados a pensar e a reflectir a cidade num exercício de cidadania e participação fundamental para a construção de uma Cidade Educadora.
Com esta acção deu-se início a um processo de auscultação e reflexão sobre Braga que percorrerá todo o concelho, ouvindo diferentes pessoas e entidades.
No final deste processo, que culmina em Novembro 2020, faz-se a apresentação dos resultados e das principais conclusões com a finalidade de se concretizarem potenciais propostas.
Pretende-se com esta iniciativa projectar o conceito da Cidade Educadora, da Agenda 2030 e dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável nas diferentes comunidades do concelho, num “exercício no qual o município se mostra firmemente empenhado”.