O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, recebeu oficialmente, em Bruxelas, a distinção de Cidade Europeia do Desporto, título que ostenta em 2018. Ao seu lado esteva o eurodeputado social-democrata José Manuel Fernandes.
Segundo a vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, são muitas as iniciativas programadas para 2018. Desde um campeonato nacional de remo indoor, três competições internacionais de ginástica nas modalidades de trampolim, ginástica desportiva e ginástica aeróbica, uma taça da Europa de karaté, ou finais de taças e supertaças das mais diversas modalidades colectivas e individuais, entre outras, fazem parte de um vasto programa que não contempla apenas a vertente desportiva.
Na ocasião, Ricardo Rio sublinhou que foi com “enorme orgulho, satisfação e sentido de responsabilidade” que recebeu a distinção que lhe foi entregue pelo presidente da ACES Europe, Gian Lupattelli, numa cerimónia que decorreu, ontem, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
“O grande objetivo é que esta distinção tenha continuidade no futuro, que seja um legado para o futuro dos bracarenses e um estímulo à prática desportiva para”, referiu.
Acrescentou que visa alargar o Desporto aos cidadãos e fazer face a desafios prementes da sociedade atual como são os casos da obesidade infantil ou do sedentarismo dos jovens”, adiantando que o Município “alocou uma verba própria de um milhão de euros para sustentar as muitas iniciativas que vamos desenvolver ao longo do próximo ano”.
São inúmeras as modalidades representadas numa agenda repleta, que arranca já em Janeiro com a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, um dos pontos fortes da programação. “Uma competição que tem uma grande projeção mediática que vai atrair a Braga as melhores equipas nacionais. Além da prova, serão desenvolvidas várias iniciativas na cidade longo de toda a semana e esperamos que seja um momento de grande exaltação do Desporto”.
Luís Moreira (CP 8078)