O movimento cívico Braga para Todos participa este sábado pelas 14h30, na Universidade do Minho (auditório B 2), na 4.ª edição do Zday, subordinada ao tema ‘Sustentabilidade e Alterações Climáticas’.
A conferência ZDay é organizada pelo Movimento Zeitgeist e decorre anualmente em cerca de 300 cidades de 70 países.
A iniciativa conta com vários oradores, entre os quais elementos do movimento Zeitgeist e também a participação da porta-voz do Braga para Todos, Elda Fernandes que apresenta as propostas do movimento para a temática ambiente para a cidade.
“O nosso movimento vai apresentar propostas concretas e possíveis para Braga, que não acontecem fase à inércia deste executivo em matérias ambientais. Infelizmente em Braga o pelouro do ambiente apresenta poucas propostas, que na realidade não surtem efeitos é necessário pensar a longo prazo, e promover iniciativas que são uma mais-valia para todos, e não apenas acções pontuais, cariz mais mediático que ambiental”, diz Elda Fernandes.
O evento conta também com representantes de várias associações ambientais como o Colectivo Clima, a Zero e Climáximo.
O evento é aberto a todos os interessados em activismo climático e na sustentabilidade dos sistemas políticos e económicos, mas com especial interesse para alunos da Universidade do Minho dos cursos de Ciência Política, Ciências do Ambiente, Economia, Estudos Culturais, Filosofia e Sociologia.
MOVIMENTO ZEITGEIST
A origem do movimento foi o documentário Zeitgeist Adendum, realizado por Peter Joseph em 2008.
O Movimento Zeitgeist é formado exclusivamente por voluntários que se organizaram espontaneamente por todo o globo, e tem como objectivo promover a consciencialização do público para os problemas que afectam a sociedade e as suas causas.
O movimento acredita que “a educação é a chave para a mudança e por isso trabalha para espalhar novas ideias e atingir uma massa crítica capaz de promover uma mudança estrutural, profunda na sociedade, a fim de se atingir um desenvolvimento sustentável”.
Entrada livre.
FG (CP 1200)