A Câmara de Braga esteve presente no Fórum de Assuntos Sociais da Eurocities, que reuniu em Utrecht, na Holanda. No encontro estiveram presentes representantes de cerca de 175 participantes de mais de 50 cidades, incluindo representantes da Comissão Europeia, OCDE e UN-Habitat.
O fórum salientou o papel fundamental que as cidades desempenham na tradução dos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável, com acções relevantes a nível local e envolvendo os cidadãos neste processo.
Diversas cidades estão a reescrever sua estratégia de desenvolvimento urbano para incorporar esses objectivos, enquanto outros vinculam as suas políticas existentes a essas metas. Independentemente da abordagem escolhida, as suas políticas e acções já estão em conformidade com os objectivos traçados.
No encontro sublinhou-se a necessidade das cidades traduzirem os objectivos globais no seu contexto local. Os objectivos são uma ferramenta para usarem e traduzirem o que é relevante para as suas próprias realidades no sentido de avançarem em direcção ao desenvolvimento sustentável.
Nesse sentido, para responder aos desafios sociais, ambientais e económicos, as cidades devem colaborar com todos os actores a nível local (empresas, associações, instituições de ensino, cidadãos) para projectar, criar e implementar acções conjuntas. Embora cada cidade tenha a sua própria abordagem e estratégia, co-criar com a comunidade é um terreno comum para todos.
As acções inovadoras urbanas provam também que as cidades podem trabalhar em parceria com a União Europeia com vista ao Desenvolvimento Urbano Sustentável. Estas sinergias são fundamentais para desenvolver soluções conjuntas, tendo muitas das cidades envolvidas sublinhado o valor acrescentado de ter uma linha de comunicação directa com a Comissão Europeia para desenvolver projectos que são reconhecidos como boas práticas a nível nacional e internacional.
A próxima reunião do Fórum de Assuntos Sociais da Eurocities realiza-se no mês de Outubro em Frankfurt, Alemanha.