Educar os mais pequenos sobre a vitalidade da água e sobre os seus ciclos natural e urbano, é o objetivo da ação letiva ‘Água Segura’, promovido pela empresa Águas de Barcelos.
Fonte empresarial adiantou que “o projeto leva todos os anos a educação ambiental aos alunos barcelenses do 1º ciclo, e a partir do ano letivo 2017/2018, chegará a todas as escolas de ensino básico do concelho”.
No ano letivo de 2016/2017, o projeto educativo abrangeu 950 alunos, tendo estado em 61 escolas de oito agrupamentos escolares.
“O empenhamento e a satisfação manifestada pelos professores e alunos no ano letivo que agora terminou foi um estímulo importante para a continuidade do projeto educativo, que no próximo ano letivo contará também com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, cobrindo assim 100% das escolas públicas”, acentua.
A Águas de Barcelos considera que as crianças, ao crescerem consciencializados sobre a importância da água, que é usada pelo ser humano, adotarão comportamentos mais ecológicos na sua vida futura.
Além das ações letivas, os alunos participam num concurso interescolar de desenho sobre os ‘Ciclos natural e urbano da Água’, onde os desenhos mais precisos, criativos e originais são premiados. Todos os alunos que recebem certificados de participação e garrafas de água reutilizáveis.
O objetivo é o de educar as crianças sobre a importância do ciclo natural da água na renovação dos nossos reservatórios naturais de água doce, e que o ciclo urbano da água, ao tratar a água para consumo humano e os esgotos resultantes das atividades domésticas e industriais, é muito importante como resposta ao problema da poluição, contribuindo significativamente para promover a saúde da população e proteger os nossos recursos hídricos.
Luís Moreira (CP 8078)