O Encontrarte vai receber 20 mil euros do Programa de Apoio Directo para Projectos Pontuais da Direcção Geral das Artes. Os resultados finais foram publicados e divulgados, esta quinta-feira, no site da DGArtes e dos 15 projectos artísticos seleccionados, cinco serão financiados em 20 mil euros, outro cinco em 30 mil euros e os restantes cinco em 40 mil euros.
Os resultados divulgados são referentes ao concurso aberto em Abril, “no seguimento do qual foram apreciadas 93 propostas”. Dos 15 projectos apoiados, um é da região do Alentejo, cinco da região de Lisboa e Vale do Tejo, outros cinco da região Centro e os quatro restantes da região Norte. No que diz respeito às áreas, seis são de Cruzamentos Disciplinares, cinco de Música, um de Artes Plásticas, outro de Fotografia e um outro de Teatro
“Face ao mesmo programa aberto em 2016, esta linha de financiamento teve em 2017 um acréscimo de 180 mil euros, o que possibilitou apoiar mais quatro projectos artísticos com concretização entre Maio 2017 e Setembro 2018”, refere a DGArtes.
Os projectos seleccionados “consubstanciam prioridades estratégicas, definidas pela DGArtes, como a organização de festivais, mostras, ciclos ou outros eventos equiparados, que visem a descentralização da programação de artistas portugueses ou residentes em Portugal e a dinamização da oferta cultural em todo o território de Portugal continental”.
A DGArtes refere que é “prioridade estratégica deste programa de apoio a articulação com as áreas sectoriais da educação e da cidadania e igualdade integrando valências educativas, inclusivas e de formação de públicos para as artes junto da comunidade local preferencialmente em articulação com instituições sociais ou de ensino”.
P.A.P. (CP 9420)