O PCP realizou promoveu, esta manhã de quarta-feira, um ‘buzinão’ em Braga contra a guerra, o aumento do custo de vida e para exigir “medidas corajosas para que não sejam os trabalhadores e o povo a pagar a loucura da guerra”.
O protesto dos comunistas acontece algumas horas depois do anuncio de um cessar fogo de duas semanas entre os EUA e o Irão, o que se traduziu na imediata na queda dos preços do petróleo e do gás natural nos mercados internacionais, o que não demoveu os comunistas.
Mesmo assim, e com o apoio de alguns automobilistas, o PCP quis denunciar que “a fatura da guerra recai sempre sobre os trabalhadores, e a política de direita feita pelo governo PSD/CDS agrava as dificuldades reais da maioria”, pelo que exige “uma política que opte por defender o poder de compra da grande maioria do povo”.
“O nosso Governo também tem tido umas posições cúmplices e coniventes, para dizer o mínimo, e devia tomar medidas eficazes no sentido de regular e fixar preços no gás de botija, nos combustíveis, nos alimentos, nos fertilizantes e no gasóleo agrícola, nas comissões bancárias, porque o que nós observamos é a fatura dos trabalhadores a aumentar e os lucros das grandes empresas, que têm sido extraordinários, a ser salvaguardados”, aponta Nour Ribeiro, da Direção Regional de Braga do PCP.
Para o partido, o aumento dos combustíveis, quando há reservas para três meses a preços anteriores ao conflito, explica a manutenção dos lucros das grandes empresas, nomeadamente petrolíferas, num período em que encher o depósito custa hoje mais 20 euros, “em contraponto com a subida de 20% dos lucros da Galp”.
Para o PCP também não é aceitável que “a mesma botija de gás, da mesma marca e mesma empresa, custe em Portugal quase o dobro do preço que Espanha”.
Os comunistas bracarenses não têm qualquer dúvida de que “a guerra serve de pretexto e a política de direita agrava o aumento brutal do custo de vida”, pelo que reivindica a urgência em controlar os preços dos bens alimentares, dos combustíveis, a fixação do preço do gás de botija em 20 euros e regulação das comissões bancárias”.
Recorde-se que esta quinta-feira, o PCP promove mais um ‘buzinão’, desta feita em Guimarães, na Alameda Dr. Alfredo Pimenta (junto à escola Francisco de Holanda).
Fernando Gualtieri (CP 7889)







