O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, inaugurou as obras de requalificação da Casa da Galo Novo, em Galegos Santa Maria, assinalando a reabertura do edifício destruído por um incêndio em 2023 e o reforço do apoio à população idosa.
O novo espaço permite agora que a Associação Galo Novo IPSS retome a sua atividade em pleno, designadamente com a entrada em funcionamento, a breve prazo, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário à população sénior.
A concretização deste projeto foi possível após a conclusão das obras realizadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na cerimónia de inauguração, sábado passado, Mário Constantino Lopes sublinhou a importância do trabalho em parceria entre as diferentes entidades locais, referindo que “é muito mais fácil alcançar bons resultados quando existe cooperação entre a associação, a junta de freguesia, os voluntários e o município”.
Destacou, ainda, que este novo espaço permitirá criar melhores condições para a população sénior, através da promoção do convívio, da proteção e do acompanhamento próximo, “contribuindo para um envelhecimento mais digno e ativo”.
Salientou o papel do município no processo de recuperação e requalificação do edifício, nomeadamente no acompanhamento prestado desde o incêndio ocorrido a 17 de novembro de 2023 e no apoio ao arranque do processo ao abrigo do PRR, “fator determinante” para a concretização das obras agora inauguradas.
A Galo Novo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 18 de dezembro de 2003, com o objetivo de dar resposta aos anseios da comunidade na área social.
Além do presidente da Câmara, estiveram também presentes o vereador da Ação Social, José Paulo Matias, e a presidente da Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria, Cristina Lopes.







