O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Barcelos realizou, esta semana, a sua primeira reunião, marcando o início de um novo ciclo de trabalho e planeamento das políticas municipais dirigidas aos jovens, anunciou esta quinta-feira a autarquia.
A sessão, realizada na Casa da Juventude, contou com a presença do presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, e do vereador da Juventude, Carlos Eduardo Reis, que sublinharam o compromisso do Executivo com a participação juvenil e o diálogo institucional.
Mário Constantino Lopes sublinhou “a importância do Conselho Municipal da Juventude enquanto ponto de auscultação dos jovens”, evidenciando o desejo de que este órgão seja “uma casa para todos os jovens da cidade, onde se sintam acolhidos, respeitados e envolvidos nos processos de decisão”.
Por seu turno, Carlos Eduardo Reis desafiou as associações presentes a participar, colmatando aqueles que considerem ser os espaços para preencher, com novas atividades e desafios ao Município.
Da ordem de trabalhos da sessão, constou a tomada de posse dos novos membros do órgão: Juventude Socialista, Núcleo de Barcelos CNE, a Associação Académica do IPCA (AAIPCA), a Tuna Académica do IPCA (TAIPCA), a Tuna Mista do IPCA (TMIPCA), a AE Viatodos e o Colégio La Salle. Seguiu-se a eleição dos secretários da Mesa para o ano de 2026, tendo sido designados Luís Carlos Sousa, vice-presidente da JSD, e Ana Beatriz Vale, secretária da direção da Associação Académica do IPCA.
Durante a reunião, foi ainda apresentado e apreciado o relatório de atividades referente ao ano de 2025, assim como o plano de atividades e o orçamento para 2026, documentos que definem as linhas estratégicas e as prioridades de atuação do Conselho para o próximo ano.
Os conselheiros receberam, igualmente, informação sobre a realização do 2.º Fórum da Juventude, iniciativa que pretende reforçar a participação cívica dos jovens e promover o debate sobre temas relevantes para a juventude do concelho.
Durante a sessão, vários jovens intervieram colocando questões acerca do plano de atividades e manifestando as suas expectativas para o futuro das políticas de juventude no município, em áreas como a habitação, educação, entre outros.
O presidente do município sublinhou que “o Conselho Municipal da Juventude reafirma, desta forma, o seu papel enquanto órgão consultivo fundamental na promoção da participação, representatividade e envolvimento ativo dos jovens na vida pública municipal”.
COMPOSIÇÃO
O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta.
Dele também fazem parte um representante do Município no Conselho Regional de Juventude, um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos e inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens (RNAJ), um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior.
Além destes, o órgão integra um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados, um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do município ou na Assembleia da República, um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis.
Têm, ainda, representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores presentes na Assembleia Municipal, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.
MEMBROS
- Câmara Municipal de Barcelos
- Bloco de Esquerda
- PSD
- BTF
- Juventude Social Democrata
- Juventude Socialista
- Núcleo de Barcelos CNE
- Intensify World
- Rio Neiva Futebol Club
- Tuna Feminina do IPCA
- Associação Académica do IPCA (AAIPCA)
- Tuna Académica do IPCA (TAIPCA)
- Tuna Mista do IPCA (TMIPCA)
- Caminho em Espiral
- AE Escola Secundária de Barcelos
- AE Vila Cova
- AE Viatodos
- Conservatório de Música de Barcelos
- Colégio La Salle
- AE Escola de Barcelinhos
- Colégio Didálvi
- ESAF







