Valença recebe no próximo sábado uma sessão de plogging dirigida a toda a família, intitulada iniciativa ‘Plogging nas Margens do Rio Minho’. Como o nome indica a intenção é a unir natureza, desporto e consciência ambiental, com a limpeza do rio.
O ponto de encontro é, pelas 10h30, no Centro de Promoção do Rio Minho, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo. Daqui parte o percurso, com cerca de duas horas de duração.
Ao longo da caminhada, os participantes recolhem resíduos deixados nas margens do rio, contribuindo diretamente para a limpeza e proteção deste património natural.
Inspirado numa prática que surgiu na Suécia em 2016, o plogging conquista cada vez mais adeptos, em todo o mundo, pela forma simples e dinâmica de unir exercício físico e proteção ambiental.
Promovida pela Câmara de Valença e inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a iniciativa tem este ano o foco nos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), sensibilizando para a importância da redução, reutilização e reciclagem destes materiais, bem como para o impacto ambiental que geram ao longo do seu ciclo de vida.
Ao terminar a caminhada, os participantes podem assistir à exibição de um documentário da Associação Electrão dedicado à reciclagem de REEE, seguida de uma palestra e debate com a participação de um representante da Valorminho, empresa responsável pela gestão dos resíduos urbanos no concelho.
Inscrições em: https://forms.gle/oAspfDUkJGmaKnJQ8 ou no CRCode do cartaz.
Todos os inscritos recebem um kit de participação, composto por t-shirt, luvas, sacos de lixo e garrafa de água.







