A partir do próximo dia 22, o centro de Vila Nova de Famalicão volta a transformar-se numa enorme Aldeia de Natal, com uma ajuda de milhões de luzes, uma pista de gelo, uma roda e uma árvore gigantes e o já tradicional ‘Circo de Papel’ produzido pelo Instituto Nacional de Artes do Circo.
Para “colocar o concelho famalicense na rota dos destinos obrigatórios para quem quer aproveitar a magia da melhor época do ano”, a Aldeia de Natal oferece ainda street food, o Mercado de Natal, os espetáculos musicais e os divertimentos para os mais pequenos, que este ano ganham uma nova atração para além dos habituais carrossel e comboio – a ‘Praça do Sonhos’, na Praça 9 de Abril. Aqui fica instalada também a Cabana do Pai Natal, um mini comboio, uma mini roda, um mini carrossel, um espaço de realidade virtual e uma rampa deslizante de Snow Tubing com 26 metros.
A Aldeia, que este ano se instala nas praças D. Maria II, 9 de Abril e também na praça Mouzinho de Albuquerque, arranca no dia 22 de novembro, às 18h00, momento em que é apresentado o espetáculo multimédia instalado na Praceta Cupertino de Miranda e é ligada a iluminação de Natal.
No total, são quase 4 milhões de luzes que até 6 de janeiro iluminam as ruas, rotundas, praças e edifícios da cidade e das vilas do concelho.
Na praça D. Maria II ficam instalados o Espetáculo Multimédia, o Mercado de Natal, a Roda Gigante (este ano nas traseiras da Fundação Cupertino Miranda) e ainda o Carrocel e o Comboio de Natal dinamizados pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).
Na praça Mouzinho de Albuquerque, em frente ao Mercado Municipal, estará instalada a Árvore de Natal e a Pista de Gelo.
Já a praça 9 de Abril transforma-se na nova Praça dos Sonhos, um espaço dedicado aos mais pequenos. É lá que estarão instalados o mini carrossel, a mini roda e o mini comboio, a rampa de Snow Tubing, a Cabana do Pai Natal e um espaço de realidade virtual. Por todo o recinto haverá espaços de street food.
CIRCO DE PAPEL
há também lugar para o Circo de Papel do INAC, que este ano apresenta ‘Afetos: As Mais Belas Coisas do Mundo’.
Entre trapézios, acrobacias, malabarismo, palhaçaria e poesia conta-se a história de Flora, uma professora sonhadora que vê no florescer das crianças o sentido mais profundo da vida, numa mensagem de Natal sobre afetos, a infância e a sala de aula.
Um espetáculo onde o afeto é o fio que costura cada número. Uma homenagem à escola e um convite a (re)descobrir o que há de mais belo no mundo: o cuidado, o amor, a escuta e a partilha.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, fala “numa das épocas mais especiais do ano”. “O Natal merece ser vivido com intensidade e com alegria e estou certo que em Famalicão temos reunidos todos os ingredientes para que isso aconteça com todas as famílias famalicenses e com todos aqueles que nos visitam durante o próximo mês e meio”, diz.
A campanha de Natal é promovida pela autarquia em parceria com a ACIF, entre outras associações, instituições e empresas do concelho.
Todo o programa pode, em breve, ser consultado no site do município, em www.famalicao.pt.






