O PSD Braga assinou um protocolo “inédito” de colaboração com a empresa Essential Together, Lda – re.store® para criar o projeto ‘Upcycling das Lonas de Campanha’, que visa reutilizar os materiais da recente campanha eleitoral e transformá-los em novos produtos sustentáveis, criativos e socialmente inclusivos.
A iniciativa, já fora do contexto da campanha eleitoral e no âmbito das atividades correntes partidárias, pretende dar uma segunda vida às lonas, tecidos e suportes publicitários utilizados durante a campanha, através da sua recolha e transformação em artigos de design, como malas, estojos, mochilas ou outros acessórios, promovendo assim a economia circular e a responsabilidade ambiental no contexto político e cívico local.
João Granja, presidente da Concelhia do PSD de Braga, sublinha que “esta parceria é um símbolo do compromisso do PSD Braga com a sustentabilidade, a inovação e o futuro da cidade”.
“Queremos que as campanhas políticas deixem de ser sinónimo de desperdício. Ao reaproveitarmos os materiais, mostramos que é possível fazer política com consciência ambiental e sentido de responsabilidade coletiva e recorrendo à economia circular”, acrescenta.
Por sua vez, Sílvia Correia, CEO da Essential Together, Lda – re.store®, destacou que “este protocolo é um exemplo concreto de como a colaboração entre instituições e empresas locais pode gerar impacto real e envolver cidadãos mais vulneráveis”.
“O upcycling das lonas de campanha é mais do que reutilização: é transformar algo efémero num produto com história e valor social, criado através de práticas inclusivas que envolvem grupos sociais vulneráveis em trabalho digno e remunerado”, afirmou.
Presente na sessão, o presidente eleito da Câmara de Braga, João Rodrigues, saudou a iniciativa, reforçando o papel de Braga como cidade de referência em sustentabilidade e inovação social.
“Este o é o tipo de exemplo que queremos ver multiplicado em Braga: parcerias que unem instituições, empresas e cidadãos em torno de uma economia mais verde, solidária e circular. É uma mensagem coerente com a visão que temos para o futuro do município”, afirmou João Rodrigues.