A Unidade Local de Saúde de Braga associou-se, esta quarta-feira, às comemorações do Dia Mundial da Segurança do doente, data assinalada de forma simbólica com a iluminação da fachada do Theatro Circo, que na noite de quarta-feira se vestiu de cor de laranja – a cor oficial da campanha.
Promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este ano dedicada ao tema ‘Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança’, sob o lema ‘Segurança do doente desde o início!’, a efeméride tem como objetivo de sensibilizar para “a vulnerabilidade de recém-nascidos e crianças a riscos e danos resultantes de cuidados inseguros, apelando a uma ação global para eliminar danos evitáveis e promover melhorias significativas nos cuidados pediátricos e neonatais”.
“A segurança do doente é um pilar fundamental da nossa atuação e ganha ainda maior relevância quando falamos de recém-nascidos e crianças, um grupo particularmente vulnerável. Na ULS Braga trabalhamos diariamente para reforçar práticas seguras, promover a formação contínua dos profissionais e envolver pais e cuidadores, garantindo que cada criança tem direito a cuidados de saúde de qualidade, prestados em condições de máxima segurança”, afirma a coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco da ULS Braga.
Sílvia Oliveira sublinha que a ULS Braga reafirma, neste dia, “o seu compromisso em garantir cuidados de saúde seguros, humanizados e de qualidade para todas as crianças e recém-nascidos, promovendo práticas clínicas alinhadas com os mais elevados padrões de segurança do doente”.
A iniciativa contou com o apoio da Braga Eventos, que assegurou a iluminação do edifício, associando-se assim a um movimento celebrado em todo o mundo.