De 20 a 30 de setembro, a Câmara de Barcelos e entidades parceiras promovem um programa de atividades desportivas – para todas idades- em vários espaços da cidade no âmbito da Semana Europeia do Desporto,
Sob o lema #BEACTIVE, do programa constam caminhadas, jogos tradicionais, treino militar, basquetebol, voleibol de praia, skate, body combat e attack, salsation, descida do rio Cávado em kayak, treino funcional, crossfit, ténis, arborismo, radiomodelismo, ginástica acrobática, karaté, judo, artes marciais, taekwondo, jiu-jitsu brasileiro e dança.
Há, ainda, uma vertente mais pedagógica e informativa com a realização da 3.ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto e do Body-Aware.
O programa completa-se com um Open-Day, o 3.º Torneio do Eixo Atlântico de Boccia e Boccia DI, a Mega-Hidro by Night ‘Glow’ (hidroginástica), a Maratona BTT 5 Cumes e uma Cãominhada Solidária.
Durante as atividades, são colocados pontos de abastecimento de água, pelo que os participantes devem fazer-se acompanhar de uma garrafa para realizarem, de forma gratuita, os respetivos abastecimentos.
Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia – promovida em território nacional pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) – à qual o município barcelense se associa e que visa “incentivar todos os cidadãos a praticarem desporto e adotarem hábitos de vida saudáveis, reforçando o papel do exercício físico na saúde e qualidade de vida”.
Todas as atividades integradas na programação da SED são gratuitas e algumas carecem de inscrição obrigatória.