A Câmara Municipal de Valença recuperou o emblemático Cruzeiro dos Centenários – Comemorativo da Fundação de Portugal, em Fontoura, em parceria com a Junta de Freguesia local.
A intervenção consistiu na limpeza integral de fungos em todas as superfícies, no preenchimento das fissuras e lacunas existentes, na reposição de argamassas inadequadas e no restauro das partes fraturadas. Os trabalhos foram executados por uma técnica de conservação e restauro contratada pelo município valenciano.
“Este monumento, situado junto ao Caminho Português de Santiago, recuperou todo o seu esplendor original. Diariamente, este cruzeiro percorre o mundo através dos registos fotográficos dos peregrinos que fazem o Caminho Português de Santiago e que aqui encontram um ponto de paragem.
Este cruzeiro é um elemento icónico do jardim da Rua da Igreja, em Fontoura, e integra um conjunto constituído pela Capela do Senhor dos Aflitos, pelo Cruzeiro do Senhor dos Aflitos – com marcas jacobeias – e por vários marcos ligados ao Caminho de Santiago.
Este monumento é composto por uma base em cantaria de granito, onde assenta a estrutura em brecha (possivelmente de Tavira) e mármore.
Este é um dos emblemáticos ‘cruzeiros do centenário’, construído para assinalar o VIII Centenário da Fundação de Portugal (1140-1940), como forma de homenagem do Povo de S. Miguel de Fontoura, a sua cronologia remonta ao séc. XX.