O Skatepark e Pumptrack de Valença abriram oficialmente no sábado à tarde e, logo no primeiro fim de semana, recebeu centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de várias zonas de Portugal e da Galiza, conta a Câmara valenciana.
Localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, o espaço combina modernidade, segurança e acessibilidade, oferecendo um novo polo de atração para os jovens e para todos os que procuram experiências de pura adrenalina.
“Valença acaba de ganhar um novo espaço de referência para os amantes dos desportos urbanos”, diz a autarquia, que sublinha que mais do que um equipamento desportivo, este “é também um espaço de lazer ao ar livre, que promove hábitos de vida saudáveis tornando-se num ponto de encontro que estimula a prática desportiva, a socialização e o bem-estar da comunidade juvenil”.
O Skatepark está equipado com rampas, rails, bowls e zonas de descanso, reunindo todas as condições para a prática em segurança. Os módulos de betão permitem fluidez entre os diferentes setores, potenciando a realização de manobras e acrobacias de forma controlada e adaptada a vários níveis de experiência.
Já o Pumptrack apresenta uma pista asfaltada com curvas, lombas e saltos, concebida para aproveitar ao máximo os impulsos e as inércias. Um circuito versátil que garante emoção e diversão para iniciados e praticantes avançados.
Este novo equipamento resulta de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem de Valença, implementada pelo município, que pretende continuar a reforçar a atratividade do espaço.
A autarquia adianta que, em breve, o local será complementado com bancos de apoio, um sistema de iluminação noturna, prolongando a sua utilização ao longo do dia, e um parque infantil.