O grupo parlamentar do PS vai dar entrada em setembro, após a reabertura dos trabalhos parlamentares, a um projeto de lei para a elevação da vila de Póvoa de Lanhoso à categoria de cidade, anunciou o partido esta terça-feira.
No projeto de lei, cujo primeiro subscritor é o secretário-geral socialista, José Luís Carneiro, e é assinado também pelos deputados eleitos pelo círculo de Braga, refere-se que, “de acordo com a lei-quadro de atribuição das categorias de vila ou cidade, que entrou em vigor a 20 de fevereiro de 2024, existe uma presença com intensidade de equipamentos identificados na lei que habilitam a possibilidade de elevação da vila da Póvoa de Lanhoso à categoria de cidade”.
Recorde-se que na passada legislatura, o PS apresentou, por iniciativa do então deputado Gilberto Anjos, um projeto de lei com o mesmo objetivo de elevar a vila a cidade. No entanto, acabou por não ser votado com a dissolução da Assembleia da República.
De acordo com uma nota divulgada esta terça-feira pelo PS, trata-se de “uma vila com um dinamismo assinalável”, destacando um conjunto de infraestruturas fundamentais para a atividade e desenvolvimento económico e “beneficiando do centralismo que a vila tem em relação à região do Minho”.
O PS refere ainda que vila de Póvoa de Lanhoso se destaca pela predominância das indústrias transformadoras, seguindo-se o sector do comércio por grosso e retalho, a construção civil, as atividades administrativas e serviços de apoio, equiparado ao alojamento, restauração e similares e, por fim, o sector da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca.
Os socialistas destacam no documento a “grande capacidade atrativa” da vila tratando-se de um “concelho dormitório para a população que trabalha em Braga e/ou Guimarães, oferecendo tanto os bons acessos de ligação a qualquer um destes concelhos, como com uma boa qualidade de vida”.
O concelho povoense destaca-se igualmente pela proximidade à área metropolitana do Porto, ao interior norte e à Galiza, “o que fortalece a capacidade para estabelecer pontes e potenciar sinergias inter e supra territoriais através da A3 e da A11, mediante a ligação pelas estradas nacionais 103 (Braga) e 310”.
De acordo com os Censos de 2021, o concelho totaliza 21775 habitantes e a expressão populacional reflete-se numa “dinâmica económica, tradicionalmente assente na indústria têxtil, ourivesaria, agricultura e exploração de granito”.
É neste contexto, que o grupo parlamentar do PS apresenta um projeto de lei para elevar a vila de Póvoa de Lanhoso, correspondente à freguesia Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo), no concelho de Póvoa de Lanhoso, à categoria de cidade.
Fernando Gualtieri (CP 7889)