A recolha seletiva registou um aumento de 1,6%, no primeiro semestre de 2025, relativamente ao período homólogo do ano passado, na área da Braval, a empresa intermunicipal que reúne os concelhos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
Em comunicado, a empresa afirma esta quinta-feira que “este aumento reflete os hábitos de separação dos munícipes, no entanto, há ainda muito potencial para aumentar o envio de materiais recicláveis para valorização”.
Adianta que no caso do vidro, material deficitário a nível nacional, para atingir as metas de reciclagem, a Braval está a realizar a campanha de sensibilização ‘Vidro Reciclado, Futuro Sustentado’, com o apoio do programa Juntos a Reciclar ++, da Sociedade Ponto Verde.
Esta campanha envolve a presença em supermercados, da área da abrangência da Braval, iniciada a 18 de julho.
Este fim de semana, os monitores estarão a sensibilizar os clientes do Intermarché Braga, sexta-feira, do Continente do Minho Center, sábado, e do Continente da Póvoa de Lanhoso, domingo, após ter passado por vários supermercados dos municípios da área de abrangência da Braval.
A campanha também prevê ações de sensibilização com visitas aos estabelecimentos da rede Horeca e comunicação e interação nas redes sociais, com oferta de prémios e testemunhos de pessoas de várias áreas, para a sensibilização para a reciclagem do vidro, mantendo “uma tendência de consolidação de hábitos de separação de resíduos entre os seus municípios associados”.