A Câmara de Barcelos iniciou a implementação de um programa de esterilização de gatos errantes, tendo em vista o controlo e proteção destes felinos, anunciou esta segunda-feira a autarquia.
Em comunicado, a autarquia refere que a iniciativa acontece no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado com a Associação de Animais de Rua, “destinado a pôr em prática a Captura, Esterilização e Devolução (CED) de gatos silvestres e assilvestrados, em virtude do aumento das colónias no concelho”.
A Associação Animais de Rua atua há vários anos na proteção e gestão de populações felinas em território nacional, tendo já estabelecido protocolos com mais de uma dezena de municípios. A sua intervenção é profissional e especializada, garantindo o bem-estar dos animais e o equilíbrio com a comunidade.
Refira-se que o programa CED permite identificar, esterilizar e devolver os gatos ao seu habitat, estabilizando as colónias e evitando a reprodução descontrolada. Ao mesmo tempo, promove uma convivência mais harmoniosa entre os animais e os habitantes locais, representando “uma resposta moderna, ética e eficaz, centrada na dignidade dos animais e na proteção da saúde pública”.
O comunicado autárquico lembra que a participação dos cidadãos “é essencial para o sucesso deste programa”. “Associações de proteção animal, grupos informais e qualquer pessoa interessada podem colaborar ativamente na proteção e cuidado das colónias felinas existentes no concelho.”
APOIOS À ESTERILIZAÇÃO
Assim, quem quiser candidatar a esterilização de uma colónia de gatos, pode fazê-lo diretamente no site da Associação Animais de Rua, em https://animaisderua.org, no separador dedicado ao programa CED.
Recorde-se que, paralelamente, está também a decorrer, até 30 de setembro, uma campanha extraordinária de Apoio à Esterilização. Neste caso, o objetivo é facilitar o acesso à esterilização de cães e gatos e companhia, de forma a reforçar o bem-estar animal e combater o abandono.
Quem tiver comprovativos de esterilização de animais realizadas entre 1 junho de 2025 e 30 de setembro, pode candidatar-se a este apoio.
As candidaturas a este programa podem ser efetuadas no Balcão Único do Município de Barcelos, ou através dos seguintes endereços: geral@cm-barcelos.pt ou balcaounico@cm-barcelos.pt.