A Câmara de Braga foi distinguida com o Prémio Nacional da Educação 2024, na categoria ‘Inovação e Empreendedorismo’, com o projeto ‘O OPE no ecossistema de promoção da inovação, do empreendedorismo e da participação democrática’.
A distinção reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo Escolar (OPE), um projeto que une as áreas da Educação, Inovação, Juventude e Participação Cívica, promovendo um ecossistema de envolvimento ativo dos alunos nas decisões que influenciam a vida escolar.
Na edição de 2024/2025, o projeto mobilizou quase cinco mil alunos e representou um investimento municipal de 130 mil euros.
Através do OPE, as crianças e os jovens de Braga são convidados a identificar necessidades, propor soluções e votar nas propostas que querem ver implementadas nas suas escolas, tornando-se protagonistas do processo democrático e agentes de mudança dentro das comunidades educativas.
A cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais da Educação decorreu em Paços de Ferreira, sendo que estes galardões, promovidos pela Betweien, contam com a parceria da Universidade do Minho e da Universidade Autónoma de Lisboa, que integram a Comissão de Avaliação, e com o apoio institucional de várias entidades intermunicipais e regionais.
A 3.ª edição dos PNE, dirigida exclusivamente a municípios, recebeu candidaturas de projetos oriundos de todo o território nacional, reconhecendo iniciativas com impacto positivo e sustentável na área da Educação.