A Agere – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM iniciou esta segunda-feira a expansão da recolha de biorresíduos para chegar a mais de 83 mil novos clientes. A recolha permite a conversão dos restos alimentares em composto e energia.
‘Agora sim, nada se perde!’ é o mote da campanha da empresa municipal que acompanha e sensibiliza para a implementação deste circuito de valorização e para “as mais-valias pessoais e comunitárias decorrentes da adoção da nova rotina de separar e triar os resíduos alimentares dos restantes resíduos indiferenciados”.
Em comunicado, a Agere explica que o sistema prevê a separação dos resíduos alimentares em sacos específicos e a sua deposição nos pontos de deposição de resíduos indiferenciados já existentes. Os sacos de resíduos alimentares são depois triados por um sistema de leitura ótica e encaminhados para compostagem e valorização energética, nas instalações da Braval.
A abordagem direta aos residentes é antecedida pela distribuição de materiais informativos nas caixas e correio e pela divulgação de conteúdos de sensibilização e educação, nas redes sociais e em canais de comunicação local.
“As ações junto da população, baseiam-se numa abordagem de contacto pró-ativo, para clarificação de rotinas e entrega de equipamentos, através de visitas porta-a-porta e entregas agendadas”, diz a empresa, referindo que o desvio de toneladas de resíduos de aterro e recuperação para valorização contribui para o cumprimento das metas europeias na matéria.