Sessenta investigadores e estudantes de pós-graduação de vários países estão reunidos no ‘2nd Meeting in Cellular Membrane Dynamics’ (Encontro sobre Dinâmicas das Membranas Celulares), que decorre até ao próximo dia 29, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e na Universidade do Minho, em Braga.
A sessão de abertura do encontro, que se debruça sobre as dinâmicas das membranas celulares, desde mamíferos a fungos, contou esta sexta-feira com a diretora-geral do INL, Clivia Sotomayor Torres e a coordenadora geral do evento e vice-reitora para a Investigação e Inovação da UMinho, Sandra Paiva.
O programa aborda áreas tão diversas como micologia médica, oncobiologia, neurociências e biofísica, incluindo no dia 28 uma Spring School sobre liderança e carreira para jovens investigadores.
Os oradores do evento são Shyamal Mosalaganti (Universidade de Michigan, EUA), Christopher Burd (Universidade de Yale, EUA), Sandra Schmid (Chan Zuckerberg Biohub, EUA), Yasmin Dolak-Struss (Solution Base, Áustria), George Diallinas (Universidade de Atenas, Grécia) e Robert Arkowitz (Universidade de Cote d’Azur, França), entre outros.
Na próxima terça-feira, destaca-se às 15h10 uma mesa redonda sobre a ligação academia-indústria neste âmbito, com os testemunhos de Cátia Aires (BIAL), Pedro Madureira (Immunethep), Alexander Sorkin (Universidade de Pittsburgh, EUA) e Ado Jório (INL).
A iniciativa é organizada pelo INL e pela UMinho, através do Departamento de Biologia da Escola de Ciências, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e do projeto científico MetaFungal.
Conta com o apoio de três dezenas de entidades, como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Aliança Europeia Universitária Arqus e os municípios de Braga, Famalicão, Guimarães, Terras de Bouro e Viana do Castelo.