Guimarães é o palco escolhido para, entre 23 e 25 de maio, receber primeira edição das Jornadas dos Bombeiros, um evento de dimensão nacional que se inscreve no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro.
A iniciativa resulta de uma proposta da direção dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, acolhida pela Liga dos Bombeiros Portugueses, em parceria com a Federação de Bombeiros do Distrito de Braga e conta com o apoio do município.
De acordo com o programa apresentado em conferência de imprensa esta quinta-feira, as Jornadas dos Bombeiros arrancam no dia 23 com a inauguração de uma exposição de fotografia e adereços históricos no Largo do Toural, com extensão a vários estabelecimentos comerciais da cidade e ao Paço dos Duques de Bragança. À noite, o Largo da Oliveira recebe um concerto aberto ao público.
No sábado, os bombeiros “vão ao Castelo”, numa iniciativa simbólica que junta história e identidade. Às 10h00, decorre o Conselho Nacional dos Bombeiros, seguido, às 15h00, da inauguração de uma exposição
de miniaturas de viaturas no edifício da Câmara Municipal. O dia prossegue com um desfile apeado e motorizado pelas ruas da cidade, às 16h30, culminando numa sessão solene com condecorações, às 17h15, e numa festa no Centro Cultural Vila Flor, ao final da tarde.
O último dia, domingo, é dedicado à homenagem aos bombeiros falecidos, com uma missa na Igreja de São Francisco, em memória dos profissionais que perderam a vida em serviço, com destaque para os 250 bombeiros falecidos em missão desde 1980.