A Câmara de Braga assinalou, pela primeira vez, o Dia Municipal do Voluntariado, com um encontro realizado esta quinta-feira, no Espaço Vita, e que ficou marcado pelas entregas do Galardão Autarquia Voluntária e do Selo de Qualidade em Voluntariado ‘Join4Change’.
O encontro, que reuniu várias entidades nacionais com intervenção relevante na área do voluntariado, serviu ainda pela integração de novos parceiros na rede ‘Braga Voluntária’, estrutura municipal que já conta com mais de 65 entidades parceiras e cerca de 300 voluntários envolvidos.
A sessão reuniu várias entidades nacionais com intervenção relevante na área do voluntariado, destacando-se pela partilha de boas práticas, inspiração de projetos e reforço da importância de um voluntariado estruturado e sustentável.
A cerimónia foi marcada pela integração de novos parceiros na rede “Braga Voluntária”, estrutura municipal que já conta com mais de 65 entidades parceiras e cerca de 300 voluntários envolvidos.
O grande momento da sessão foi a ao município de Braga, distinção atribuída pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, como reconhecimento do trabalho desenvolvido na promoção e valorização do voluntariado a nível local.
Braga recebeu ainda o Selo de Qualidade em Voluntariado ‘Join4Change’, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, que certifica a existência e implementação de um sistema de gestão de excelência nos programas de voluntariado promovidos pelo município.
Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirmou que o aumento do número de voluntários representa “dinamismo e da forte adesão da comunidade ao voluntariado local”.
“Já são cerca de 300 os voluntários que integram a nossa estrutura municipal de voluntariado. Neste dia em que, pela primeira vez, celebramos o Dia Municipal do Voluntariado, prestamos tributo a todos aqueles que dão um pouco de si em benefício da comunidade”, referiu.
Durante o evento, foram apresentados vários projetos que ilustram a diversidade do voluntariado em Braga. Subiram ao palco Joana Meneses Fernandes, da Missão Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura; Miguel Coimbra e Catarina Lages, da Farmácia de Lamaçães, na vertente do voluntariado empresarial; e Fátima Faria e Cecília Morgado, em representação do Hospital de Braga.
Foi ainda dado especial destaque ao ‘Voluntaria-te’, um programa promovido pelo Município de Braga e dirigido a jovens dos 15 aos 30 anos, reforçando o compromisso de Braga com a mobilização cívica das novas gerações.