É a terceira vez que a equipa do produtor de cinema Paulo Branco escolhe a freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, para cenário de um filme. Agora é o filme espanhol ‘Aqui’, dirigido por Tiago Guedes, a ser gravado em vários locais da freguesia.
As filmagens serão realizadas essencialmente numa antiga fábrica cerâmica de Alvarães, espaço simbólico do património industrial da freguesia, que ganha agora nova vida através da arte cinematográfica. A produção integra ainda vários cenários naturais, com destaque para a Lagoa da Garça, que confina com duas freguesias do concelho.
Vários figurantes são naturais de Alvarães e freguesias vizinhas, reforçando a ligação entre a produção e a comunidade. Alguns dos participantes tiveram formação específica num workshop realizado em Lisboa, no mês de setembro.
“É com orgulho que deixamos o nosso reconhecimento a toda a equipa da produção, que volta a colocar Alvarães no mapa cultural, trazendo não só o brilho do cinema, mas também um impacto económico positivo, com a estadia prolongada da equipa técnica e artística, que dinamiza as unidades de alojamento e o comércio local”, revela a Junta de Freguesia de Alvarães numa nota nas redes sociais.
Acrescenta ainda que “este trabalho conjunto entre a autarquia, as freguesias e os produtores tem permitido projetar a imagem de Viana e das suas comunidades além-fronteiras, valorizando o património, a cultura e as pessoas”.
O filme conta com a participação de atores espanhóis como Alex Pelaez, Manolo Solo, Patricia López Arnaiz e ainda com alguns nomes portugueses como Albano Jerónimo e Rita Cabaço.