A Noite Gerações, a Câmara da Póvoa de Lanhoso e a Movize, de empresa povoense Foco Criativo, uniram-se no lançamento da edição deste ano numa parceria oficial para transformar a forma como milhares de pessoas chegam e regressam de um grande evento, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
A Movize é uma plataforma portuguesa de mobilidade urbana e interurbana desenvolvida pela Foco Criativo, uma empresa povoense com abrangência de âmbito nacional e internacional na área do design, comunicação e publicidade.
A 15.ª edição da Noite Gerações, agendada para 5 de setembro, é a primeira a integrar esta solução tecnológica, servindo como palco de lançamento para uma nova forma de pensar a mobilidade em eventos de grande escala.
COMO FUNCIONA
A app da Movize (já) disponibiliza uma funcionalidade inédita, devendo os festivaleiros abrir o separador ‘Noite Gerações’ para aceder a toda a informação do transporte, consultar horários, ver os autocarros em circulação no mapa e planear, em poucos cliques, a viagem de ida e volta.
Este transporte é gratuito em autocarros disponibilizados pelo município da Póvoa de Lanhoso, com partidas de pontos definidos na Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Amares.
Pode, assim, ser feita uma gestão inteligente e interativa das viagens, através da aplicação Movize, que centraliza os horários e permite acompanhar, em tempo real, a localização das viaturas disponibilizadas para o transporte de festivaleiros.
“Com esta parceria de mobilidade integrada, pioneira em Portugal, será possível chegar à Noite Gerações de forma mais cómoda, segura e sustentável, graças a um modelo de mobilidade coletiva, desenvolvido especialmente para este evento e suportada pela tecnologia da Movize”, refere a autarquia.
VANTAGENS
Esta iniciativa tripartida traz benefícios claros para os festivaleiros, para a comunidade e para o ambiente: com menos carros, há mais fluidez, sem pressão sobre estacionamento e congestionamentos; com menos situações de risco há mais segurança, evitando a condução sob fadiga ou influência de álcool; e há menos emissões, pois cada autocarro completo substitui, em média, cerca de 30 viaturas particulares, representando menos 130 kg de CO₂ numa única viagem de ida e volta.
“Este é um passo para o futuro da mobilidade, uma vez que com a cobertura de transportes públicos em todo o território nacional, a Movize encontra na Noite Gerações a oportunidade de estrear uma solução que poderá ser replicada em festivais, concertos e eventos de norte a sul do país”, afirma a Movize.
A Organização da Noite Gerações, a Câmara povoense e a Movize acreditam que esta colaboração “marca o início de uma nova forma de pensar a mobilidade: mais prática, mais segura e mais sustentável”.