O candidato presidencial Luís Marques Mendes desafiou esta terça-feira e a ministra da Saúde a explicar a razão dos vários problemas do setor e o que está a ser feito para os solucionar.
“Acho mesmo que é urgente a ministra da Saúde fazer duas coisas. Uma é vir publicamente explicar porque é que esta situação está no estado em que está, a segunda é explicar aos portugueses o que é que está a ser feito para resolver estes problemas”, disse Marques Mendes em Albufeira.
O candidato afirmou olhar para a situação na saúde “com muita preocupação” e insistiu em que “uma explicação é urgente”, porque “o silêncio relativamente à questão de fundo é ensurdecedor”, não sendo necessário neste momento “saber de quem é ou não é a responsabilidade”.
“Eu, como acho que milhões de portugueses, querem saber porquê é que o número de partos em ambulâncias está a aumentar, porque é que o número de urgências fechadas está a subir”, afirmou Marques Mendes, acrescentando ser “obrigatório que a ministra da Saúde venha rapidamente explicar”.
Na última semana, duas mulheres grávidas, da região de Setúbal, perderam os seus bebés, e um homem em estado grave esperou mais de cinco horas para ser transferido do Hospital da Covilhã para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que está “absolutamente de consciência tranquila” e nunca irá desistir das missões que lhe forem confiadas pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Com DN