Mais de 1900 pessoas com 65 ou mais anos de todas as freguesias do concelho de Esposende juntaram-se no Santuário de Fátima, local com significado religioso e espiritual para muitos dos participantes, para a 27.ª edição da Festa do Idoso.
O evento teve lugar no Santuário de Fátima, local com significado religioso e espiritual para muitos dos participantes. O programa incluiu a celebração da eucaristia, com a presença dos padres Avelino Marques Peres Filipe, José Manuel Ferreira Ledo, António Sílvio Couto da Silva e Gabriel Morais Catarino do arciprestado de Esposende.
Além da colaboração do Serviço Municipal de Proteção Civil, o evento contou com o apoio da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, dos Bombeiros Voluntários de Esposende e dos Bombeiros Voluntários de Fão. O Centro Social da JUM (Juventude Unida de Marinhas) assegurou o apoio logístico alimentar ao staff e aos socorristas. O piquenique decorreu num dos parques do Santuário e o regresso a casa dos 1918 participantes aconteceu ao final da tarde, dando por concluída uma jornada que começou bem cedo com a partida dos 36 autocarros das várias freguesias do concelho.
Em comparação com edições anteriores, registou-se um aumento no número de participantes: 1554 em 2023, 1838 em 2024 e 1918 em 2025.
Esta iniciativa da autarquia decorreu em colaboração com as entidades da Rede Social, em particular com as juntas e uniões de freguesia e outras instituições locais.
A organização visou proporcionar momentos de convívio e socialização, promovendo o bem-estar e o combate ao isolamento na população sénior, estando inserida no Ativo+ | Programa Colaborativo para a Promoção da Longevidade Ativa e Saudável.