O candidato presidencial António José Seguro revelou esta quinta-feira que se deslocou sozinho na quarta-feira à região de Leiria e mostrou-se “chocado e impressionado” com o “grau de devastação” deixado pela tempestade Kristin, apelando à solidariedade nacional.
“Ontem [quarta-feira] desloquei-me sozinho à região de Leiria, mais concretamente à cidade de Leiria, e fi-lo para não interferir com todas as intervenções de recuperação que estão a ser feitas por parte da Proteção Civil”, disse Seguro aos jornalistas à margem de uma ação de campanha em Almada.
O candidato apoiado pelo PS disse que ficou “chocado e impressionado com o grau de destruição e de devastação” que há naquela região e apelou à “solidariedade nacional” e ao Governo português para que “rapidamente ajude as autarquias e os serviços” para repor aquela situação.
O candidato presidencial André Ventura pediu esta quinta-feira ao Governo celeridade na atribuição de apoios às pessoas e empresas afetadas pelo mau tempo e defendeu que deveria ter havido mais prevenção para acautelar alguns dos efeitos.
André Ventura visitou o centro da cidade de Leiria, para ver alguns dos estragos provocados pela passagem da tempestade Kristin e disse estar “bastante impressionado” com o “grau de devastação” que encontrou.
O candidato a Presidente da República considerou também que, “mal se soube do que tinha acontecido”, deveria ter havido “uma prevenção que não aconteceu” para acautelar as falhas na rede elétrica e nas comunicações.
“Nenhum Estado pode impedir catástrofes, isso é uma evidência, mas podem estar preparados. E no nosso caso nós já devíamos ter estado preparados, porque já aconteceu isto e outras coisas e falhámos quando não devíamos ter falhado”, criticou.
O candidato lamentou também que unidades de saúde possam estar em risco devido à falta de geradores.
Com TSF






