Os Fins de Semana Gastronómicos de Barcelos arrancam na próxima sexta-feira e domingo, nos 15 restaurantes que aderiram à iniciativa, é possível degustar o tradicional arroz de lampreia, à bordalesa ou, ainda, a lampreia preparada no forno e até grelhada.
Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes da lampreia, e a sua degustação fica ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso vinho verde de Barcelos.
Com esta iniciativa, o município barcelense pretende reforçar “a aposta na valorização da gastronomia local, enquanto elemento identitário e diferenciador do território, promovendo não só os sabores, mas também a tradição, o saber-fazer e o património cultural associados à pesca e à confeção da lampreia”.
“Trata-se de uma verdadeira celebração da cultura gastronómica barcelense e da riqueza do Rio Cávado”, diz a autarquia.
RESTAURANTES ADERENTES
Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Arcos na Praça (Barcelos), Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa da Cocheira (Fragoso), Chuva (Barcelinhos), Dom Carlos (Silva), Dom Gallo (Barcelos), Manjar das Estrelas (Várzea), Maria de Medros (Barcelinhos), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberninha O Chico (Perelhal).







