O Programa IACOBUS, promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galiza–Norte de Portugal registou 284 candidaturas na atual convocatória, confirmando o elevado interesse da comunidade científica na cooperação transfronteiriça.
O Agrupamento especifica que do total, 223 candidaturas são na modalidade de Estadias de Investigação e 61 na de Publicações Científicas (Papers). Das candidaturas recebidas, 161 são provenientes da Galiza e 62 do Norte de Portugal, refletindo o equilíbrio e a dinâmica da cooperação científica na eurorregião.
A modalidade IACOBUS – Estadias de Investigação conta com uma dotação de 150 mil euros e visa apoiar estadias de investigação transfronteiriças em entidades participantes no programa.
De acordo com o Agrupamento, estas estadias de investigação “têm permitido o desenvolvimento de iniciativas de elevado impacto como: a publicação conjunta de artigos científicos em revistas internacionais, a apresentação de candidaturas conjuntas a programas europeus, a organização de eventos científicos e congressos, o lançamento de novas linhas de investigação interinstitucionais e o reforço da colaboração entre o ecossistema científico e tecnológico da eurorregião”.
A modalidade Publicações Científicas (Papers) dispõe de um orçamento de 50 mil euros. Destina-se a apoiar a publicação de artigos científicos desenvolvidos em colaboração entre investigadores da Galiza e do Norte de Portugal, em revistas indexadas no Journal Citation Reports (JCR), uma das principais referências internacionais na avaliação da qualidade e do impacto da produção científica.
O Programa IACOBUS envolve atualmente 41 entidades da Eurorregião Galiza–Norte de Portugal, incluindo universidades, institutos politécnicos, centros tecnológicos e instituições de investigação em saúde, assumindo-se como um instrumento estratégico para o reforço da cooperação científica e da inovação.
A Comissão de Avaliação do IACOBUS reunirá nas próximas semanas para proceder à seleção das candidaturas que participarão na atual convocatória 2025–2026. Criado e gerido pelo GNP, AECT, o programa conta com a colaboração da Fundación CEER, da Xunta de Galicia e da CCDR NORTE.






