Os sinos das igrejas de Guimarães vão repicar esta segunda-feira às 22h00 para anunciar o início da Marcha Gualteriana, dada a proibição de lançar os morteiros que habitualmente assinalam o momento em que os carros alegóricos começam a desfilar.
A informação é avançada pelo Grupo Santiago, que adianta ainda que a direção da Associação Artística da Marcha Gualtariana solicitou a colaboração das paróquias para que os sinos das igrejas substituam os morteiros.
Recorde-se que o país está em situação de alerta até quinta-feira devido ao elevado risco de incêndio. Daí que o Ministério da Administração Interna tenha anunciado a proibição total de fogo de artifício, independentemente da forma de combustão.