Pelo 20º ano consecutivo, Guimarães integra a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), uma iniciativa da Comissão Europeia que promove hábitos de mobilidade mais sustentáveis, acessíveis e saudáveis.
O tema escolhido para 2025 – ‘Mobilidade para todos – destaca a importância de construir cidades mais inclusivas e resilientes, colocando os cidadãos no centro da transição verde.
Desta terça-feira até dia 22, o município, em parceria com o Laboratório da Paisagem e várias entidades locais, dinamiza um vasto programa de atividades dirigido à comunidade escolar, cidadãos e operadores de mobilidade.
Entre os destaques da programação encontra-se a apresentação do livro «Uma viagem com o Gui, onde nasceu Portugal!’, uma história pedagógica com o autocarro elétrico Gui como protagonista, que convida os mais jovens a redescobrir Guimarães de forma divertida e sustentável. A sessão pública de apresentação tem lugar no sábado, no Largo da Oliveira.
Estão ainda previstas diversas atividades lúdico-pedagógicas e ações no âmbito do Parking Day, com a participação de várias escolas secundárias do concelho.
No domínio do transporte público, o programa destaca a apresentação oficial da nova frota 100% elétrica da Guimabus, marcada para quarta-feira, às 10h00, no Multiusos de Guimarães, bem como a dinamização do transporte público flexível Vitrusbus.
No domingo e dia 22, a rede intermunicipal Ave Mobilidade disponibiliza transporte gratuito, incentivando a utilização do transporte coletivo.
A comunidade é também convidada a participar em diferentes iniciativas, como viagens experimentais, ações de sensibilização e momentos de animação.
No dia domingo, o Toural é encerrado ao trânsito, transformando o coração da cidade num espaço aberto a atividades culturais, educativas e de mobilidade suave. Nesse mesmo dia, de manhã, tem lugar a iniciativa Kidical Mass, promovida pela Get Green e pela AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia.
Ainda no domingo, entre as 10h00h e as 13h30, as viagens no Teleférico de Guimarães são gratuitas.