O Governo, através do secretário de Estado das Infraestruturas, confirmou, em resposta a uma questão colocada pelo deputado José Lago Gonçalves, que as ligações da A28 a Monção e da A27 à fronteira da Madalena, em Ponte da Barca, vão avançar.
O parlamentar do PSD, eleito por Viana do Castelo, destacou a importância estratégica e social destas duas obras para o desenvolvimento do Alto Minho, sublinhando a necessidade de melhorar as acessibilidades e a competitividade transfronteiriça da região.
De acordo com o Governo, a ligação da A28 a Monção já conta com estudos concluídos, atualmente em análise pela Infraestruturas de Portugal (IP). Já a ligação da A27 à fronteira da Madalena, em Lindoso, recebeu ordem para avançar com o estudo técnico, que será desenvolvido em articulação com a IP e as autarquias locais.
O PSD considera que estas decisões representam um passo significativo para reforçar a coesão territorial, promover a mobilidade das populações e criar melhores condições para as empresas de concelhos como Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.
Estas duas ligações são há muito reivindicadas pela região, sendo apontadas como fundamentais para aproximar o Alto Minho das redes viárias nacionais e transfronteiriças, potenciando o desenvolvimento económico e social do território.