O candidato socialista à Câmara Municipal de Braga considera “urgente” a ampliação e modernização da pista do Aeródromo Municipal de Palmeira e do Circuito Vasco Sameiro, instalado naquele espaço.
António Braga deixou este desafio na visita que efetuou ao Clube Aeronáutico Céu Listrado, este sábado, dia de calor tórrido e marcado pelo evoluir dos helicópteros pesados de combate aos fogos Kamov Ka-32, estacionados no aeródromo.
Recebido pela direção do Clube Aeronáutico Céu Listrado, fundada em 2007, no hangar N°5, António Braga inteirou-se das dificuldades da utilização do aeródromo e como estas afetam o dia a dia das operações dos clubes e empresas que dependem da capacidade de utilização da pista.
Para o candidato do PS o desafio é urgente e assume: “temos que encontrar uma solução que permita mais flexibilidade na utilização simultânea, quer da pista do Circuito Vasco Sameiro, quer da pista do Aeródromo.”
António Braga, que já há meses defendeu a modernização e ampliação do Aeródromo de Palmeira, voltou a assumir a importância de investir neste equipamento.
“Braga dispõe de um aeródromo certificado, que apesar das circunstâncias que limitam a utilização, tem potencial para ser uma âncora no desenvolvimento económico da nossa cidade”, frisou.
“Um dos nossos principais objetivos é, precisamente, investir na modernização deste equipamento que permita que aeronaves de maior porte, sejam aeronaves de comerciais ou de aviação executiva, possam aterrar em Braga. Este tipo de operação aeronáutica permite promover o nosso turismo e o nosso tecido económico, sendo também uma âncora para o resto da região”, assegurou António Braga, que já apresentou à direção do Céu Listrado as linhas orientadoras do seu projeto de ampliação.
“Assim que vencermos a Câmara Municipal de Braga, vamos chamar e envolver clubes, profissionais, empresas e entidades que tutelam a aviação civil em Portugal para iniciar o nosso projeto”, atirou António Braga.
Fernando Gualtieri (CP 7889)