Álvaro Santos tomou posse, esta sexta-feira, como presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN). Cerimónia que decorreu em Évora, presidida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
“Servir o Norte é trabalhar diariamente pela coesão do território, pela valorização do seu talento e pela construção de um futuro mais próspero e sustentável para todos”, afirmou Álvaro Santos, sucede ao bracarense António Cunha num cargo de elevada complexidade técnica.
Engenheiro civil de formação e doutorado em Ecologia e Saúde Ambiental, tem um currículo que inclui a vice-presidência da Câmara de Vila Nova de Gaia e a presidência da Porto Vivo, SRU, o novo líder tem agora em mãos a execução de programas cruciais da União Europeia, como o NORTE 2030.
Entre os eixos estratégicos para o seu mandato figuram a consolidação da estratégia do Espaço Atlântico e o reforço da cooperação transfronteiriça com as regiões espanholas da Galiza e de Castela e Leão, visando a afirmação internacional do Noroeste Peninsular.
Durante a sessão, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou a importância estratégica destes organismos, definindo as CCDR como os “motores do desenvolvimento do país”.
O chefe do Governo sublinhou que estas comissões asseguram a articulação entre o Governo Central e as especificidades de cada região, afirmando que “é do sucesso do trabalho destes novos presidentes que depende o futuro do país”.
Além de Álvaro Santos, tomaram posse Ribau Esteves (Centro), Teresa Mourão Almeida (Lisboa e Vale do Tejo), Ricardo Pinheiro (Alentejo) e José Apolinário (Algarve).







